1º Festival Viva São Gonçalo de Viola Caipira

O 1º Festival de Viola Caipira vai promover durante 10 dias uma celebração da cultura de raiz brasileira. O evento premiará em duas categorias: apresentação Solo e apresentação Coletiva (em dupla ou grupo).

[OUÇA A RÁDIO SONS DO SERTÃO]

O evento tem como objetivo ampliar o acesso à cultura e lazer no Estado de São Paulo. A fim de valorizar a cultura brasileira, o foco do festival é a música “caipira de raiz”.

Com duas etapas eliminatórias, que acontecerão em Presidente Prudente e Assis, e uma grande final em Catanduva, o festival será em três cidades do Estado de São Paulo. As apresentações do concurso, nas três cidades, serão abertas ao público.

Devido a divisão de cidades, um grupo fará parte da etapa eliminatória em Presidente Prudente, nos dias 15 e 16 de outubro. O outro grupo fará a etapa eliminatória em Assis, nos dias 21 e 22 de outubro. Em cada uma destas etapas, serão selecionados cinco na categoria solo e cinco na categoria dupla ou grupo.

Os vinte finalistas participarão da final, que acontece em Catanduva nos dias 28 e 29 de outubro. Na ocasião, um júri especial decidirá os grandes vencedores.

O ganhador do primeiro lugar receberá um prêmio no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), o segundo lugar será premiado com um valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e o terceiro lugar receberá um troféu.

ATRAÇÕES MUSICAIS

14711396_1455199937840234_3388177367592874645_oAlém da competição, o festival valoriza a cultura brasileira e, através disso contribui para que o público possa reconhecer suas raízes através do patrimônio cultural e artístico presentes na música caipira.

No sábado (15) no Parque do Povo em Presidente Prudente, o show é por conta do Mineiro, violeiro, compositor e cantador, Chico Lobo. Chico é um profissional consciente do seu importante papel no universo da viola caipira e é desse modo que domina o palco – com presença e comunicação ímpares.

No domingo (16) três grandes artistas apresentam o show “Mais Caipira”. Violeiro, compositor, arranjador, pesquisador, professor e diretor da Orquestra Filarmônica de Violas, Ivan Vilela já fez apresentações na Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Como professor, trabalha há mais de 20 anos com pesquisa de cultura popular.

A cantora paulistana Suzana Salles, curadora da Semana da Canção Brasileira, (evento voltado à canção popular brasileira), também estará presente no domingo. Suzana, já fez parcerias com Itamar Assumpção, Ná Ozzetti, músicas de Gilberto Gil, Weill e Brecht, Paulo Leminski, Inácio Zatz, entre outros.

O brasiliense Lenine Santos, também faz parte da atração no domingo. Lenine é considerado um dos melhores intérpretes da música brasileira. Doutor em música, Lenine é sempre convidado para lecionar em importantes festivais nacionais e internacionais de música.

suzana-salles%2c-lenine-santos-e-ivan-vilelaIvan, Suzana e Lenine, fazem uma releitura contemporânea de clássicos do cancioneiro caipira brasileiro.

VIOLA NO MATARAZZO

E para quem curte o melhor da música sertaneja de raiz, com muita moda boa de viola, aguarde. Dia 05 de novembro, no auditório do Centro Cultural Matarazzo, vamos gravar o primeiro programa da próxima atração da BliveTV. Em breve mais informações! Acompanhe nossas redes sociais.

ASSISTA O VÍDEO DO EVENTO

[Clique para assistir em nossa página no Facebook] – Teaser Programa Conectados Especial Festival Viva São Gonçalo.

E coloque já na sua agenda!

post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *